A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) segue com sua participação no Intercâmbio Sindical Internacional promovido pela ACFTU – Federação Nacional dos Sindicatos da China, em Pequim. O Secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase), Hermelino Neto, participa da delegação cetebista, que é composta também por Márcio Ayer, Eremi Melo e José Antunes. Os dirigentes sindicais têm vivido uma programação intensa que alia debates políticos, visitas culturais e encontros de integração.

A agenda começou no dia 19 de setembro com um encontro com a Assembleia Popular da China, onde os representantes das centrais brasileiras participaram de uma reunião formal para dialogar sobre o papel do parlamento no desenvolvimento do país. À tarde, os sindicalistas tiveram a oportunidade de visitar o Templo do Céu, um dos mais importantes patrimônios culturais chineses.

Já no dia 20, a delegação seguiu viagem para Yiwu, cidade conhecida por seu grande mercado internacional. Pela manhã, visitou a empresa H3C, referência em soluções digitais e tecnologia da informação. À tarde, o grupo conheceu o Mercado Internacional de Yiwu, considerado o maior centro atacadista do mundo, seguido de jantar e check-in na cidade.

No domingo, 21, os sindicalistas conheceram a Base Internacional de Cinema e Televisão, em Yiwu, e, na parte da tarde, visitaram o Museu de Escultura em Madeira de Dongyang, que preserva a tradição artesanal chinesa. O dia se encerrou com deslocamento até Hangzhou, onde a comitiva participou de um jantar oficial com a Federação de Sindicatos de Zhejiang, reforçando os laços de cooperação entre as organizações trabalhistas brasileiras e chinesas.

“Está sendo uma experiência extremamente positiva, de conhecer um pouco da história da ACFTU, que é a federação da China de trabalhadores que tem um centenário de lutas, de muitos desafios. Vimos também que eles já estão se debruçando na tarefa sobre a filiação dos trabalhadores na nova forma de emprego, a exemplo dos trabalhadores em aplicativo. Também foi discutida a digitalização dos sindicatos na China. Os sindicatos estão se modernizando com plataforma, um negócio extremamente positivo em relação a isso. Visitamos também uma empresa de tecnologia, H3C, e vimos o investimento que eles estão fazendo. Inclusive, a empresa tem a pretensão de investir no Brasil”, informou Hermelino Neto.

O diretor da Feebbase destacou também a participação de diferentes segmentos da população nas atividades. “Muitas mulheres atuando no movimento, a participação feminina aqui é impressionante. Todos os lugares que eu fui, a participação dos jovens também é muito expressiva. Tem muitos idosos nas ruas, se exercitando, andando de bicicleta. Outra coisa que impressionou nas três cidades que nós visitamos, foi a quantidade de árvores sendo plantadas. Eles estão preocupados com essa coisa de energia verde, novas formas de energia. A Então, eles se debruçaram sobre isso e a gente percebe nas cidades a qualidade de vida. As cidades limpas, a frota e veículos é nova, tem muitos canteiros de obras. É algo impressionante”, afirmou Neto.

Contraf