14 delegados do Sindicato dos Bancários de Irecê estão participanto da 26° edição da Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe, que começou desde ontem (18) e segue até hoje (19), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador.

A programação da 26ª Conferência começou com debates importantes para a categoria. Na oportunidade, teve uma exposição sobre conjuntura política econômica com o jornalista José Reinaldo de Carvalho. Depois as intervenções sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho, balanço dos banco e reestruturação, com as economistas do Dieese Ana Georgina Dias e Viviam Machado.

Já na parte da tarde, os debates foram voltados para pautas específicas, com a realização dos encontros dos funcionários do Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que discutiram e aprovaram as pautas de reivindicações que irão ser levadas para os encontros nacionais, que acontecem em junho.

“Nossa participação foi fundamental para reforçar nosso compromisso com a defesa dos direitos dos bancários, a proteção de suas vidas e o avanço nas conquistas da categoria”, disse o presidente Carlos Alberto.

No domingo (19), os 331 delegados e delegadas da 26ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe aprovaram, a pauta com as reivindicações para a campanha salarial 2024, que será levada para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontece entre os dias 7 e 9 de junho, em São Paulo.

Entre as principais reivindicações estão reajuste que cubra a inflação medida pelo INPC mais 5% de aumento real nos salários e todas as demais verbas econômicas, como PLR, vales alimentação e refeição e auxílios. Os bancários querem também menos metas, mais saúde, fim do assédio moral, redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.