A pauta de reivindicações dos bancários a ser negociada com os bancos, que formam um dos setores mais poderosos e carrascos da economia nacional, está próxima de definição. Delegados de todo o país se reúnem, desta sexta-feira a domingo (07 a 09/06), em São Paulo, para a 26ª Conferência Nacional d@s Trabalhador@s do Ramo Financeiro.
Bahia e Sergipe contam com 47 delegados, que vão defender as propostas aprovadas durante a 26ª Conferência Interestadual, ocorrida nos dias 18 e 19 de maio, em Salvador.
A minuta será aprovada com base nos resultados da consulta nacional, aplicada entre 22 de abril e 2 de junho, nas propostas tiradas das conferências estaduais e regionais, além das contribuições dos delegados durante a Conferência Nacional.
A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (07/06), às 16h30. Mais tarde, às 19h, tem análise de conjuntura e lançamento do livro “10 anos da Operação Lava Jato- Impactos nos empregos e na soberania nacional”. O expositor é o jornalista e fundador do Jornal GGN, Luís Nassif.
No sábado (08/06), após aprovação do regimento interno, às 9h, ocorre a primeira mesa sobre análise de conjuntura, às 9h30, com o professor de Direito Constitucional, Pedro Estevam Serrano, seguida do debate, às 11h, sobre a Lei da Igualdade Salarial, com a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves.
Inteligência artificial e seus impactos na vida e nos empregos será abordada com o professor Sérgio Amadeu, às 12h. No período da tarde, a partir das 14h30, as mesas são sobre regulamentação do sistema financeiro nacional, com o técnico do Dieese Gustavo Cavarzan, e o doutor em Política Internacional Moisés Marques. Logo depois, às 16h05, o debate é sobre o desempenho dos bancos e impactos na campanha dos bancários serão com as economistas do Dieese Vivian Machado e Rosangela Viera.
No domingo (09/06), a categoria vai conhecer o resultado da consulta nacional e aprovar a arte da campanha salarial. A economista e técnica do Dieese, Kátia Toshie Uehara, e o secretário de Comunicação da Contraf-CUT, Elias Hennemann Jordão, fazem as apresentações, respectivamente.
O dia termina com a apresentação e votação das propostas aprovadas nas conferências estaduais e regionais, assim como as resoluções e moções.
Bancários Bahia