Apesar da expectativa, ainda não foi desta vez que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta global para as reivindicações dos bancários. Na rodada de negociação com os representantes da categoria, nesta terça-feira (13/8), foram apresentadas respostas apenas para algumas cláusulas sociais, mas nada sobre as cláusulas econômicas.

Na mesa, os bancos disseram que vão avançar em algumas pautas sociais, colocando na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) cláusulas sobre saúde mental e bem-estar dos bancários, combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho. Esta é a primeira vez que a Fenaban admite colocar essas questões na CCT.

Os bancos se comprometeram também com a inclusão e o respeito da identidade de gênero – transgênero, além de criar espaços de formação e oportunidades para a contratação de mulheres e pessoas LGBTQIA+ na área de TI.

Apesar dos avanços, ficaram sem respostas outras questões importantes como a jornada de 4 dias semanais, teletrabalho, as questões envolvendo PCD,s e neurodivergentes, emprego e terceirização, direito de desconexão, endividamento do bancário e requalificação para as bancárias, que são as principais vítimas das demissões.

“Nós tínhamos expectativa de que hoje a Fenaban fosse apresentar uma proposta completa hoje. Até porque, nós estamos negociando desde o final de junho. Entretanto, a Febaban não se compromete a apresentar uma proposta, um índice econômico, nem na próxima rodada de negociação, isso é muito ruim. Isso faz com que a categoria intensifique a mobilização. O sentimento é de que a Fenaban quer nos levar para as cordas, para uma situação, onde tudo será decidido na última semana de agosto, isso é muito ruim”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Participaram também da reunião, o presidente em exercício do Sindicato da Bahia, Elder Perez, e o presidente do Sindicato de Sergipe, Adilson Azevedo.

As próximas rodadas de negociação acontecem nos dias 20 e 21 de agosto, em São Paulo.

 

FEEB BA