Depois de enrolar os bancários por quase dois meses, os bancos apresentaram, nesta quarta-feira (22/8), uma proposta de reajuste salarial de 85% do INPC, acumulado entre setembro de 2023 e setembro de 2024, para a categoria. A proposta foi recusada pelo Comando Nacional dos Bancários na mesa de negociação.

A categoria reivindica reajuste que reponha a inflação medida pelo INPC e mais 5% de aumento real para os salários e todas as demais verbas econômicas.

Cálculos do Diesse, feitos no momento da mesa, mostram que o ajuste proposto pela Fenaban, de 85% do INPC resultaria em perda de 0,57% na remuneração das bancárias e bancários e colocaria o reajuste da categoria entre os piores reajustes, no universo de 8.810 feitos em 2024.

A proposta absurda encerrou dois dias de negociações intensas, onde os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) fizeram várias tentativas de retirada de direitos e de divisão da categoria.

Na terça-feira (20), a propuseram aumento diferenciado para quem trabalha em bancos pequenos e em grandes bancos. O que foi rechaçado pelo Comando Nacional.

Os bancos tentaram atacar também outros itens da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como a participação nos lucros e resultados (PLR), direitos garantidos aos trabalhadores afastados pelo INSS por motivo de doença e vales alimentação e refeição.

Nesta quarta-feira, a Fenaban insistiu na estratégia, apresentando proposta de reajuste diferenciado para homens e mulheres: 80% da inflação para mulheres e 75% para homens. O que também foi recusado pelos bancários.

“O que vimos na mesa de negociação é uma das propostas mais absurdas e indecentes dos últimos processos negociais que já atravessamos ao longo dos anos. O setor mais lucrativo da economia do País propor reajuste salarial abaixo da inflação, além de retirada de outros direitos conquistados na história de luta da categoria é simplesmente um escárnio. A resposta virá com forte mobilização dos bancários e bancárias por todo o Brasil", desabafou Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Diante da recusa da proposta pelos representantes dos bancários, a Fenaban ficou de analisar a possibilidade de uma nova proposta na reunião agendada para a próxima terça-feira, 27 de agosto.

*Plenária nesta quinta-feira*

Para discutir os rumos da campanha salarial, a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e os sindicatos filiados vão realizar uma grande plenária virtual nesta quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 18h30. A participação de todos é muito importante.

A plenária será pela plataforma de videoconferência Zoom, o link de acesso é https://us02web.zoom.us/j/88980212733?pwd=cz17Bwl6u7MNMlzahagil5c0p2GWma.1. O ID da reunião: 889 8021 2733 e a Senha: 830111.

Com informações FEEB BA