A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe iniciou na manhã deste sábado (7/12), em Salvador, o seu 16º Congresso, que vai aprovar o plano de lutas e eleger o novo sistema diretivo para o quadriênio 2025-2029.

O evento é de extrema importância para o futuro da Federação que tem 55 anos e se destaca como entidade de grande prestigio dentro do movimento sindical, pela defesa intransigente dos direitos dos bancários e de todos os trabalhadores brasileiros.

O presidente da Feebbase, Hermelino Neto, abriu os trabalhos falando da importância do Congresso e agradecendo a presença dos delegados e delegadas, que vieram de todas as bases sindicais para participar das discussões sobre os rumos da Federação. “Foi o conjunto da direção da Federação e dos sindicatos que construiu esse grau da unidade que temos hoje. Demos a nossa contribuição para a continuidade ao que foi construído antes e tenho certeza que os novos dirigentes vão manter este trabalho”, destacou.

Presenças importantes

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, parabenizou a Feebbase pelo Congresso, que reúne todos os sindicatos para discutir os rumos. “Se hoje sou presidente da CTB, devo isso ao movimento sindical bancário aqui da Bahia, onde aprendi muito, fazendo a luta do dia a dia, inclusive em um momento de repressão policial aos sindicatos.” Ele ressaltou também a importância de unir as forças de todos para enfrentar os banqueiros e manter os direitos da categoria.

O deputado federal Daniel Almeida também parabenizou os bancários pelo Congresso. “Os bancários têm essa virtude de produzir novas lideranças e ideias, conectando as lutas da categoria com as lutas mais amplas de toda a classe trabalhadora”, afirmou.

Em sua saudação, a deputada estadual Olívia Santana, destacou que o Sindicato e a Feebbase têm dado uma rica contribuição à luta política transformadora na Bahia. Ressaltou ainda que é o momento do segmento bancário se articular cada vez mais, diante das transformações do mundo do trabalho.

A deputada Alice Portugal também mandou uma saudação ao Congresso, parabenizando a Federação e os sindicatos por mais este passo para o fortalecimento da entidade e a continuidade da luta nos próximos anos.

Participaram da mesa de abertura os presidentes do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos; de Sergipe, Adilson Azevedo; de Itabuna, Paulo Silva; de Jequié, Fabiano Miranda; de Jacobina, Reuélio Marques; de Vitória da Conquista, Leonardo Viana; de Camaçari, Thaíse Mascarenhas; de Irecê, Carlos Alberto Bezerra; de Juazeiro, Maribaldes Purificação; de Ilhéus, Rodrigo Cardoso; de Feira de Santana, Eritan Machado; o coordenador do Sindicato do Extremo Sul da Bahia, Moisés Vital; o diretor do Sindicato do Oeste da Bahia Aderbal Neves; e a diretora de Gênero da Federação, Nancy Andrade.

FEEB BA