A Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) realiza nesta sexta-feira (2) e vai até o sábado (3), debate aberto ao público com o tema "O papel dos trabalhadores na defesa dos seus direitos e dos órgãos públicos". O evento, que acontece no Bahiamar Hotel, em Salvador (BA), tem como palestrantes Haroldo Lima, ex-deputado federal e membro do diretório nacional do PCdoB, e Daniel Romero, sociólogo e pesquisador do Instituto Latino americano de Estudos Socioeconômicos.

Clique aqui e acompanhe ao vivo as atividades do evento.

A presidenta da AFBNB, Rita Josina, fez sua intervenção na plenária, destacando o papel das mulheres nas lutas, o enfrentamento à cultura machista, e as perspectivas quanto ao fortalecimento dos órgãos de desenvolvimento.

O debate integra a programação da 50ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB - encontro que reúne semestralmente funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lotados em diferentes estados e que são escolhidos por seus pares para representar a Associação em sua unidade de trabalho. O evento prosseguirá no dia 3 de setembro, quando serão discutidas questões internas referentes às demandas dos trabalhadores do BNB e propostas para o fortalecimento do BNB na perspectiva dos trabalhadores, que serão sistematizadas pela AFBNB e encaminhadas às instâncias cabíveis.

O Representante da AFBNB da cidade de Morro do Chapéu, Luíz Henrique Barbosa (Lula), está participando e acompanhando os debates durante toda a reunião em Salvador (BA). O Presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, participou da mesa de abertura do evento.

SOBRE OS PALESTRANTES

Haroldo Lima é engenheiro por formação. Atuante de movimentos sociais durante a ditadura militar no Brasil, foi deputado federal pelo PCdoB por cinco legislaturas consecutivas. Participante da Constituinte de 1988, ficou, de acordo com a Folha de S.Paulo, entre os 40 constituintes mais destacados. Em 2011, recebeu o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, ano em que deixou a diretoria-geral da Agência Nacional do Petróleo, ANP, que ocupava desde 2005.

Daniel Romeroé sociólogo, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, e pesquisador do ILAESE (Instituto Latino americano de Estudos Socioeconômicos).  É autor do livro "Marx, Sobre as Crises Econômicas do Capitalismo", "Os motivos da revolta popular: um balanço crítico do governo do PT" e "Marx e a técnica" (Ed. Expressão popular), além de colaborador da "Enciclopédia Latinoamericana".

Imagens: Luis Henrique Barbosa (BNB-Morro do Chapéu)

Fonte: Redação com AFBNB