O presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, participa neste fim de semana do Encontro Nacional da CTB – Visão Classista sobre a Diversidade Social, no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade de abertura do evento acontece, nesta sexta-feira às 10h, na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, com uma apresentação cultural e saudação dos representantes do movimento sindical e autoridades políticas, na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.

O encontro de formação, pretende debater temas como Comunicação, Formação e Cultura, Igualdade Racial, Juventude Trabalhadora, Mulher Trabalhadora e Políticas Sociais.

“O objetivo é justamente levar para esse encontro toda as demandas dos setores sociais mais atingidos pelo golpe de Estado que tirou a presidenta Dilma do poder”, diz Celina Arêas, secretária de Formação e Cultura da CTB.

Ela explica que o evento espera contar com a participação de 150 pessoas, indicadas pelas seções estaduais da central. “É muito importante a participação de todos e todas que tenham ligação com o tema da diversidade brasileira”, afirma.

Trata-se, de um encontro de formação para elevar o patamar dos debates acerca dos temas trabalhados pelas seis secretarias envolvidas: Comunicação, Formação e Cultura, Igualdade Racial, Juventude Trabalhadora, Mulher Trabalhadora e Políticas Sociais.

Para Arêas, os temas a serem abordados nesse encontro estão na ordem do dia, ainda mais porque são os setores mais atingidos pelos cortes da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241 e pelos desmandos do desgoverno Temer.

“Nem as mulheres, nem os negros têm representatividade compatível com a sua parcela majoritária na população brasileira e nós precisamos refletir sobre isso. Nesse contexto, é necessário incluir a juventude, que luta por seu espaço, num mundo cada vez mais hostil aos jovens”.

Por isso, as secretarias de Políticas Sociais e Comunicação aderiram ao projeto para “debatermos o papel da mídia numa sociedade conservadora como a nossa e como resistir para manter as políticas sociais de combate às desigualdades”, reforça Arêas.

Confira a programação completa:

Dia: 18/11/2016

Mesa 1

10h – Abertura (saudação das secretarias envolvidas e do presidente CTB/RJ, SINDMETAL RJ e Adilson Araujo – Presidente CTB).

Mesa 2

10h30 às 11h30 – Análise de Conjuntura Nacional e internacional

Palestrante: Jandira Feghali

Mediadoras: Celina Arêas/Kátia Branco

11h às 13h – debate

13h às 14h20 – almoço

Mesa 3

14h30 _às 16h20 – Conferência: As diferentes formas de promoção da emancipação humana.

Conferencista: Mary Castro

Conferencista: Wilson Prudente

Mediadoras: Ivânia Pereira e Mônica Custódio

16h20 às 18h20 – Debate

18h30 às 19h30 – Ato Cultural (Rio de Janeiro)

19h às 21h – Jantar

Noite – ida para Fazenda Vila Rica colônia de férias dos Comerciários.

Dia: 19/11/2016

9h30 às 13h – Oficinas / Grupos de Trabalho

(  ) G1 –  Visão Classista:   pela promoção da Igualdade Racial

(  ) G2 – Visão Classista: pela emancipação das Mulheres

( )G3 – Visão Classista:  em defesa da diversidade sexual, religiosa pela formulação de Políticas Sociais inclusivas

( ) G4 – Visão Classista:  pela formação política e cultural da Juventude e da classe trabalhadora

13h às 14h20 = almoço

14h30 às 18h30 – Plenária Final: Socialização dos relatórios dos Grupos e Aprovação da Resolução do Evento.

18h30 às 20h – Jantar

20h30 às 22h00 Confraternização e Ato Cultural

Dia 20/11/2016

Ato alusivo ao Dia da Consciência Negra na cidade do Rio de Janeiro.