O Seminário da Diretoria Ampliada da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, realizado no último final de semana (26 e 27/11), em Salvador, já tem pelo menos um desdobramento: a criação da Comissão de Saúde da Feebbase, que será formada pelos diretores responsáveis pela pasta dos sindicatos filiados.

O grupo já começou a se movimentar e logo após a formação, decidiu pela realização de  seminários, encontros, debates e oficinas sobre saúde e previdência  em todas as bases sindicais da Federação. O planejamento já começou e as primeiras atividades devem acontecer logo após o carnaval de 2017.

A questão da saúde é muito importante para os bancários, que sofrem pressões constantes pela sobrecarga de trabalho e cumprimento de metas. Isso fica evidente no grande aumento de casos de transtornos mentais na categoria. Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência, este número já é maior que os afastamentos por LER/DORT.

“Na minha compreensão, esse aumento está diretamente ligado a forma de organização do trabalho no setor bancário, exigindo dos trabalhadores: o cumprimento de metas cada vez mais inatingíveis; prorrogação da jornada de trabalho, inclusive para fora do ambiente de trabalho; e grande demanda de clientes para um numero reduzido de bancários”, ressaltou o secretário de Saúde da Feebbase, Fernando Dantas. 

Tudo isso reforça a importância da criação da Comissão, que terá a tarefa de levar informações sobre prevenção e direitos para todos os bancários.

Fazem parte da Comissão de Saúde da Federeração dos Bancários da Bahia e Sergipe, representando a categoria da Região de Irecê, as Diretoras do Sindicato, Lucélia Batista, do Bradesco Irecê e Raquel Santana, do BB Irecê.

Da FEEB/BA-SE com Redação