A Secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Lucélia Batista, participou na manhã desta segunda-feira (13), do Seminário “Nenhum Direito a Menos”, promovido pela CTB Bahia em parceria com o mandato do Deputado Federal, Daniel Almeida (PCdoB). O evento foi realizado na Reitoria da Universidade Federal da Bahia com o objetivo de debater a reforma trabalhista e previdenciária com os trabalhadores e representantes sindicais.
A mesa de abertura foi composta pelo Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB); o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles; a Ministra do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Arantes; o Secretário de Previdência, Aposentados e Pensionistas da CTB, Pascoal Carneiro; O Procurador chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Albert Balazeiro; a Secretária Geral da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Ana Claúdia Scavuzzi; o presidente da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (ABAT), Jorge Lima, e pela Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB).
Em sua saudação, Daniel Almeida destacou o alto índice de desemprego no Brasil, o tempo para se chegar dos 49 anos de contribuição. "O cidadão mais pobre, fica desempregado dois, três anos sem contribuir. Imagine com que idade esse trabalhador vai completar 49 anos de contribuição. Isso vai ceifar o direito à aposentadoria de milhões de trabalhadores brasileiros", afirmou o Deputado Federal.
A ministra do TST, Delaíde Arantes, falou sobre a importância da defesa dos direitos. “É importante que todos os setores organizados que envolvem o trabalho, os trabalhadores, por intermédio de entidades representativas, sindicais e associativas, estejam alerta nesse momento. Os ataques não são apenas aos partidos e aos políticos atuantes na defesa da sociedade, dos trabalhadores, mas aos direitos e às formas de proteção”, concluiu.
O secretário de Previdência da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Pascoal Carneiro, aproveitou para falar sobre importância do tema em questão, para os trabalhadores. “Esse debate sobre a Reforma da Previdência é muito importante ele é para esclarecer a classe trabalhadora sobre o ataque aos direitos que vem sendo realizado pelo governo golpista. A Reforma da Previdência é só mais uma medida desse governo para retirar direitos, restringir a democracia e privilegiar o grande capital no nosso País”.
O presidente da CTB BAHIA, Aurino Pedreira, ressaltou que além do ataque aos direitos adquiridos o debate esclareceu que a própria Constituição do País está em jogo. “Foi um encontro brilhante onde tivemos grandes palestrantes que fizeram um grande debate, que serviu para reforçarmos a convicção do que está por trás dessa reforma, que a destruição dos direitos sociais garantidos pela Constituição de 1988”.
A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Alice Portugal, ressaltou a importância da mobilização popular para barrar esse retrocesso de um governo golpista e que atinge em cheio os trabalhadores.
Da Redação com CTB Bahia