Numa atitude unilateral e de total desrespeito com os seus empregados, a Caixa Econômica Federal anunciou a abertura de algumas de suas unidades – 1.891 em todo o País – já para o próximo sábado dia 18 de fevereiro e nos dias 11 e 12 de março, sábado e domingo respectivamente.
A atitude, segundo a empresa, visa atender aos titulares de contas inativas do FGTS, que poderão sacar seus saldos, de acordo com o mês de nascimento, a partir do próximo dia 10 de março.
As entidades sindicais foram comunicadas através de correspondência indicando as datas de abertura, sem nenhuma negociação prévia com os representantes dos empregados acerca do tema. Essa postura acaba por descumprir o Acordo Coletivo de Trabalho dos bancários da Caixa, que dispõe sobre jornada de trabalho apenas de segunda à sexta-feira.
Para o movimento sindical, o grande problema para o atendimento da demanda não é a ampliação do horário de atendimento com abertura nos finais de semana, mas sim a diminuição contínua da quantidade de empregados da instituição financeira. Prova cabal disso, é que a Caixa acaba de lançar um Programa de Demissão Voluntária Extraordinário (PDVE) que pretende efetivar a demissão de 10.000 empregados, e o que é pior, sem nenhuma nova contratação para repor essas vagas.
“O que está claro para nós é o desmonte dos Bancos Públicos, promovido pelo Governo Federal que já lançou planos semelhantes no Banco do Brasil e no Banco do Nordeste, todos sem reposição das vagas daqueles que deixaram o emprego. Havendo mais contratações, certamente não haveria necessidade de ampliação do atendimento para o final de semana. Sabemos da necessidade dos trabalhadores que querem sacar as suas contas inativas, mas isso não pode ser feito em detrimento do descumprimento dos direitos históricos adquiridos pelos bancários”, protesta Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.
Denúncia na SRT
O Sindicato dos Bancários de Irecê e Região já encaminhou Notificação para a Superintendência da Caixa, bem como para a agência que será aberta no sábado, informando seu inconformismo com a situação, apontando ainda que o caminho para sanar essas deficiências se dá através da contratação de mais empregados.
A entidade sindical também vai protocolar denúncia na Superintendência Regional do Trabalho acerca do descumprimento do Acordo Coletivo e cobrar providências para que a ampliação do atendimento para os finais de semana, deixe de ser praticada pela Caixa Econômica Federal.
Imprensa e Comunicação