O Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, realizou na manhã deste sábado (18/02), em frente à agência da CAIXA em Irecê, um grande protesto contra a abertura das unidades do banco nos fins de semana.

A CAIXA, divulgou um calendário de funcionamento de 1.891 agências por todo o País, incluindo a unidade da cidade de Irecê, em dois sábados (18/02 – 11/03) e um domingo (12/03), para atender aos titulares de contas inativas do FGTS com saques programados para o dia 10 de março de 2017.

Em resposta a essa postura intransigente da direção da CAIXA, que no último dia 7 de fevereiro lançou um programa que pretende demitir 10.000 empregados sem nenhuma nova contratação para repor essas vagas, o Sindicato denunciou à população durante uma manifestação, a contradição do banco que de forma desrespeitosa, convoca funcionários para trabalharem nos fins de semana, quando sua jornada de trabalho garantida pelo Acordo Coletivo seria de segunda à sexta.

O ato contou com a participação dos diretores e funcionários do Sindicato, colegas bancários das agências de outras cidades e o apoio da CTB Regional Irecê. Os clientes que aguardavam em uma enorme fila, alguns desde as 03h da manhã, foram informados sobre a situação, durante toda manhã pelo protesto cultural que teve como animação musical o samba do grupo Peppy do Cavaco.

Antes do horário de abertura da agência, o presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, dialogou dentro da unidade bancária, com os empregados convocados para trabalhar naquela data, destacando principalmente o descumprimento da jornada de trabalho, assegurada em Acordo Coletivo 2016/2018.

“O que está claro para nós é o desmonte dos Bancos Públicos promovido pelo Governo Federal que já lançou planos semelhantes no Banco do Brasil e no Banco do Nordeste, todos sem reposição das vagas daqueles que deixaram o emprego. Havendo mais contratações, certamente não haveria necessidade de ampliação do atendimento para o final de semana. Sabemos da necessidade dos trabalhadores que querem sacar as suas contas inativas, mas isso não pode ser feito em detrimento do descumprimento dos direitos históricos adquiridos pelos bancários”, protestou Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Denúncias na SRT e Justiça do Trabalho

O Sindicato dos Bancários de Irecê e Região encaminhou Notificação para a Superintendência da Caixa, bem como para a agência que aberta no sábado (18/02), informando seu inconformismo com a situação, apontando ainda que o caminho para sanar essas deficiências se dá através da contratação de mais empregados.

A entidade sindical também protocolou denúncia na Superintendência Regional do Trabalho acerca do descumprimento do Acordo Coletivo cobrando providências para que a ampliação do atendimento para os finais de semana, deixe de ser praticada pela Caixa Econômica Federal.

O departamento jurídico do Sindicato, também protocolou na quinta-feira (16/02), Ação Civil Pública no Tribunal Regional da Justiça do Trabalho buscando liminar para impedir a abertura das agências aos sábados. A liminar foi negada pela Juíza Drª Maria de Fátima Caribé Seixas, e a entidade sindical entrará com Recurso na tentativa de reverter a decisão.

Imprensa e Comunicação