Já se tornou uma tradição, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, distribuir brindes para as bancárias de sua base territorial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Neste ano, as visitas aos postos de trabalhos já foram realizadas em algumas cidades entre os dias 7 e 10, mas até o final deste mês, o Sindicato continuará entregando como brinde alusivo ao - 8 de Março- um lindo espelho e escova de bolsa.

“Não é nada muito especial, mas com certeza um item útil no dia a dia da mulher bancária, que apesar das demandas rotineiras da categoria, precisam lembrar e manter sua essência feminina”, avalia Lucélia Batista, secretária geral do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Além do brinde, os diretores do Sindicato distribuíram ainda panfletos informativos contra a violência e desigualdades, além dos riscos para as mulheres com a reforma da Previdência, que o governo federal pretende aprovar ainda este ano.

“Em todas as atividades que realizamos, fica clara a necessidade da sociedade reagir e resistir contra todo e qualquer tipo de retrocesso aos direitos conquistados ao longo da história, graças à força e mobilização das mulheres”, alerta Carlos Alberto, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Não são apenas flores

O dia 8 de Março, data foi instituída como Dia Internacional da Mulher em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada na Dinamarca, surgiu para lembrar o massacre de mulheres operárias que ocorreu em 1857, em Nova Yorque. Elas deflagraram greve por melhores salários, mais baixos do que os pagos aos homens, e pela redução da jornada de trabalho, que na época durava até 12 horas diárias.

Imprensa e Comunicação