Os bancos eliminaram 48.757 postos de trabalho nos últimos 5 anos. É o que mostra um estudo do Dieese, apresentado durante congresso extraordinário da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), na última quinta-feira (9/3), em São Paulo. Entre as ocupações que perderam espaço, os escriturários são os mais afetados, com 15.654 postos de trabalho fechados, seguidos pelos caixas, com redução de 5.148 vagas.

Somente entre março de 2015 e janeiro último, a Caixa fechou 4.907 postos de trabalho. Apesquisa também revela que as operações via internet banking e mobile banking já concentravam, em 2015, 54% das transações bancárias. Nesse período, as operações nas agências bancárias caíram para 8% e a tendência que sejam reduzidas ainda mais. Segundo a economista do Dieese Vivian Machado, Em 2016 as operações por canais virtuais no Itaú e no Bradesco, já representam mais de 70%.

“O cliente paga o serviço para o banco e ainda tem que fazer tudo sozinho, pelo celular, pelo computador. Segundo o Banco Central, a Lei 12.865, de 2013, tinha o objetivo de regulamentar os meios de pagamentos eletrônicos no país, mas para os bancos significou mais lucro e uma redução expressiva de custos”, avaliou Vivian.

O estudo demonstra que a jornada média de trabalho da categoria bancária subiu 6,7% em cinco ocupações, entre 2003 e 2015, chegando a 37 horas semanais. Por outro lado, o tempo no emprego diminuiu de 108 para 90 meses, com redução de 16,4% no período, como efeito da maior rotatividade no setor.

Fonte: Rede Brasil Atual