No último fim de semana (18 e 19/03), os bancários de Jacobina, Irecê e Juazeiro participaram do “Seminário dos Bancários - Sindicalismo e Atualidades”, organizado pela CTB do Ramo Financeiro e Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe em parceria com os sindicatos da região Norte da Bahia. O encontro foi realizado no auditório do Sindicato dos Bancários na cidade de Jacobina.

Com o objetivo de fortalecer e aprofundar o conhecimento dos trabalhadores sobre o atual cenário político e sócio-econômico do Brasil, o seminário trouxe aos 40 participantes do debate, temas como: a crise do capitalismo, da política e reforma trabalhista e previdenciária. Na pauta específica da categoria, os informes foram sobre as novas tecnologias no trabalho, a implantação dos bancos digitais e o desemprego.

No sábado (18/3), o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza e os presidentes dos Sindicatos, Cristener Inácio - Jacobina, Carlos Alberto – Irecê e Maribaldes Silva – Juazeiro, saudaram os presentes durante abertura do evento, destacando a importância da participação de cada trabalhador neste formato de encontro.

Ao final do dia, foi apresentado um plano de ação básico contra a Reforma da Previdência, com o objetivo de preparar os bancários para alavancar a luta da classe diante do atual cenário político, econômico e social do país.

Já no domingo (19/3), o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, apresentou um debate esclarecedor sobre as reformas neoliberais, terceirização, reforma trabalhista e reforma da previdência.

Composta por dirigentes sindicais e assessores, a delegação do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, contou com 11 participantes. Entre eles, um bancário de base e o Coordenador da CTB Regional Irecê – Rafael Sydartha de Oliveira.

Para Talles Lins, diretor de Formação do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, o curso levou aos presentes a triste e dura realidade que os trabalhadores estão vivendo. “É hora de unificar todas as categorias para colocar em prática os planos de ações de forma imediata contra essa tentativa de retirada dos nossos direitos conquistados ao longo de tantas campanhas. Precisamos marchar juntos, unindo forças contra a famigerada política imposta pelo governo Temer”, protesta o dirigente.

“O debate veio em um momento muito importante, no qual os trabalhadores estão sofrendo uma série de ataques aos seus direitos. O conteúdo foi muito bom para recarregar as baterias e ajudar a traçar estratégias para que os bancários possam enfrentar este momento”, avaliou Cristener Albuquerque.

Emanoel Souza, também elogiou o encontro. “Foi um excelente seminário no sentido de qualificar a nossa militância para enfrentar o debate em curso”.

Nos dias 25 e 26 de março, Vitória da Conquista receberá o Seminário, que contará também com a presença dos bancários de Jequié. Vale ressaltar que é um evento muito importante para a categoria, pois a crise do capitalismo está presente e a classe precisa saber como tudo está ocorrendo na íntegra.

Imprensa e Comunicação