Em mais um golpe contra os trabalhadores, a Câmara federal aprovou na noite desta quarta-feira (22/3) o  Projeto de Lei (PL 4302/98) que permite a terceirização todas as atividades de empresas privadas e também do serviço público. A medida promove a precarização as relações de trabalho, salários rebaixados, acidentes sem punição e perda das proteções previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No total, foram 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções. Venceram os interesses da elite, defendidos pelo governo ilegítimo de Michel temer.

Os trabalhadores foram traídos também pela maioria dos deputados baianos. Dos 33 parlamentares presentes à sessão, 19 votaram a favor da terceirização, 13 contra o projeto e um se absteve de votar, o Pastor Luciano Braga (PRB).

Estudos do Dieese mostram que, o terceirizado trabalha em média 3 horas a mais que os empregados diretos, estão mais expostos a acidentes de trabalho e ainda sofrem com a alta rotatividade. A terceirização só é benéfica para as grandes empresas, que acabam pagando menos pelo trabalho executado.

O projeto que foi aprovado, modifica também o tempo permitido para a contratação em regime temporário dos atuais três meses para 180 dias, consecutivos ou não, autorizada a prorrogação por até 90 dias.

“A aprovação da terceirização só reforça a necessidade de ampliarmos ainda mais a luta contra este governo ilegítimo de Michel Temer. Só as ruas poderão barrar os retrocessos nos nossos direitos. Vamos construir uma greve geral dos trabalhadores e o próximo passo será uma manifestação no dia 31 de março, às 9h, no Campo da Pólvora. Todos têm que participar da luta contra a reforma da previdência e a retirada de direitos”, concluiu o presidente da CTB Bahia.

Confira como votou cada um:

Estes deputados votaram pela terceirização geral e contra o trabalhador:

Arthur Maia PPS

Benito Gama PTB

Cacá Leão PP

Claudio Cajado DEM

Elmar Nascimento DEM

Erivelton Santana PEN

João Carlos Bacelar  (Jonga) PR

João Gualberto PSDB

José Carlos Aleluia DEM

José Carlos Araújo PR

José Nunes PSD

José Rocha PR

Jutahy Magalhães PSDB

Márcio Marinho PRB

Mário Negromonte Jr. PP

Paulo Azi DEM

Paulo Magalhães PSD

Pr. Luciano Braga PRB

Roberto Britto PP

Ronaldo Carletto PP

Sérgio Brito PSD

 

Veja os deputados que votaram contra a terceirização e a favor do trabalhador:

Afonso Florence - PT    

Alice Portugal - PCdoB 

Bacelar - PTN    

Caetano - PT                    

Daniel Almeida - PCdoB              

Davidson Magalhães - PCdoB   

Félix Mendonça Júnior - PDT    

Irmão Lazaro - PSC                        

Nelson Pellegrino - PT                 

Robinson Almeida - PT 

Uldurico Junior - PV      

Valmir Assunção - PT                   

Waldenor Pereira - PT