Dirigentes e assessores de comunicação de diversos sindicatos filiados à CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) se reuniram na manhã desta terça-feira (28/3), em Salvador, para debater estratégias de ampliação do alcance da comunicação com as bases sindicais e a sociedade em geral. Organizado pela CTB Bahia, encontro foi realizado na sede da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.

Pela CTB Regional Irecê, participaram do debate, o Coordenador da entidade e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Irecê e Região, Rafael Sydharta e a assessoria do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Nádia Passos. 

O centro das discussões foi o uso das redes sociais como forma de informar a população sobre projetos que ameaçam direitos importantes, como as reformas previdenciária e trabalhista, que estão em discussão no Congresso Nacional. Foram muitas as sugestões nesta área, com definição de criação de listas de transmissão via whatsapp, ampliação dos investimentos para impulsionar conteúdos importantes no Facebook e construção de mailings para distribuição de informativos internos da CTB e dos sindicatos.

Ficou definida ainda a realização de oficinas sobre gestão e uso de redes sociais para os dirigentes sindicais classistas, independentemente de sua área de atuação. O secretário de Comunicação da CTB Bahia, Emanoel Souza, se comprometeu em planejar os cursos e pensar formas de leva-lo ao interior do estado, informando os sindicatos sobre a viabilidade dos mesmos nas próximas semanas.

Umas das ações concretas retiradas do encontro foi a criação de três hashtags (#) para serem utilizadas pelos sindicatos para potencialização do alcance de informações importantes. São as seguintes: #contraareformadaprevidência! ; #contraareformatrabalhista! e #ctbbahia.

“Foi um encontro muito produtivo, onde pudemos trocar informações e ideias para ampliar a interação entre a CTB e os sindicatos e também de todos nós com a sociedade. Vamos sintetizar todas as sugestões oferecidas pelos participantes e pensar formas de colocar em prática tudo quanto for possível”, ressaltou Emanoel Souza.

O primeiro passo será a produção de um jornal de convocação da GREVE GERAL, marcada para 28 de abril. A publicação será feita pela CTB Bahia para que possa ser impressa e distribuída com a colaboração dos sindicatos filiados.

"Esta é a quinta edição deste encontro e este ano, com o atual  cenário político, debatemos a necessidade urgente de planejar  ações para ampliar a comunicação para todas as categorias de trabalhadores e a sociedade. Durante o debate, pontuamos as principais dificuldades enfretadas por cada entidade representantiva e selecionamos as ferramentas que facilitarão ao acesso das informações de interesse dos trabalhadores", destacou Nádia Passos, assessora da Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Participaram da reunião do Coletivo de Comunicação o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, os diretores de Comunicação, Emanoel Souza, e de Formação, Inalba Fontenelle. Estiveram presentes ainda, representantes de sindicatos de Salvador, Itabuna e Jequié.

Fonte: Imprensa e Comunicação com http://www.ctbbahia.org.br