Presidente do Sindicato na abertura da Plenária

Vamos parar o Brasil no dia 28 de abril”! Estas foram as palavras de destaque durante a Plenária da CTB Regional Irecê realizada no último sábado (1/4), no auditório do SECIR - Sindicato dos Empregados no Comércio da Região de Irecê. O evento reuniu cerca de 50 participantes, entre dirigentes sindicais de entidades filiadas à CTB na região, lideranças políticas e os representantes dos movimentos sociais.

Com objetivo de preparar as entidades para os Congressos Estadual e Nacional da CTB, o evento discutiu ainda sobre a terceirização e as reformas encaminhadas pelo Governo ilegítimo de Michel Temer. Na oportunidade os classistas trataram de diversas atividades como o calendário de lutas a serem realizadas no mês de Abril e a ampliação da mobilização das categorias rumo à Greve Geral agendada para o próximo dia 28.

Após a saudação de abertura do coordenador da CTB Regional Irecê, Rafael Sydartha, o representante da FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura, João da Cruz, lembrou a trágica morte do vice-prefeito de João Dourado e militante político do PCdoB, Adriano Alves Nunes, ocorrido na última quarta-feira (29). Entre as homenagens póstumas, os presentes fizeram um minuto de silêncio e concordaram que a Plenária recebesse o seu nome.

Márcia Fernandes, coordenadora da APLB – Território de Irecê, apresentou a agenda de atividades dos educadores da rede pública e alertou para os debates se estendam para toda a população. O vereador do município de Uibaí, Léo (PCdoB), saudou os membros das entidades presentes e se disponibilizou a colaborar com a luta dos trabalhadores. A presidente do PCdoB – Irecê, Ana Carolina Vasconcelos parabenizou a CTB por seu papel atuante e de destaque em todos os movimentos da região de Irecê. A professora propôs ainda, que a central promova um grande ato no dia 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalho.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, falou sobre a necessidade de reação de mais trabalhadores ocuparem as ruas com protestos. “Os ataques sofridos diariamente pelos trabalhadores precisam ser rechaçados duramente. Não há outro caminho que não seja o da mobilização das mais diversas categorias para paralisarmos o País no dia 28, em resposta a todo esse desrespeito”.

Ailton Araújo, secretário geral da CTB Bahia, além de apresentar o formato e regimento do 4º Congresso Nacional da central, fez um resumo da conjuntura política, econômica e social. Durante a plenária, o dirigente discutiu ainda sobre as reformas trabalhistas e a previdenciária, finalizando com a exposição do plano de luta da CTB para os próximos anos.

Entre membros da sociedade, dirigentes da saúde, educação, do comércio e agricultura, estavam presentes na Plenária os diretores do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, representando os trabalhadores do ramo financeiro.

Participaram do encerramento da Plenária, os presidentes da FEC/BA – Federação dos Comerciários da Bahia, Reginaldo Oliveira e do Sindicato dos Comerciários de Salvador, Jaelson Dourado. O ex-vereador do PCdoB e fundador do SECIR, Pascoal Martins, destacou o papel de cada entidade na luta contra a série de ataques aos direitos dos trabalhadores propostas pelo Governo “golpista” de Temer.

“Foi uma plenária muito boa e representativa, com a presença de lideranças sindicais e políticas importantes da região. Foi muito positivo ver o interesse das pessoas nos temas discutidos e as intervenções também foram muito ricas”, avaliou o secretário Geral da CTB Bahia.

Calendário de Atividades:

12/4 – Manifestação dos Rurais contra a PEC 287;

18/4 – Assembleia Geral Extraordinária dos Bancários;

28/4 – Greve Geral

Imprensa e Comunicação

Imagens: Nádia Passos