Segurança bancária, déficit de agências nos municípios e os impactos da reestruturação dos bancos públicos na economia baiana. Estes foram os temas discutidos durante a audiência entre a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, os sindicatos presentes e o presidente da União de Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, realizada na manhã desta segunda-feira (17/4), na sede da entidade, em Salvador (BA).

O presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, participou do encontro, juntamente com o Secretário Geral da Federação dos Bancários, Hermelino Neto e os presidentes do Sindicato dos Bancários da Bahia e Jequié, Augusto Vasconcelos e Marcel Cardim respectivamente.

Segundo os participantes, o encontro foi muito positivo. Eures Ribeiro, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa, se comprometeu a levar o projeto sobre segurança bancária, elaborado pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, para avaliação da Câmara de Vereadores, empenhando-se para que este seja aprovado.

"Muito importante o posicionamente do Presidente em relação a apoiar o Projeto. Mostra uma visão diferente do gestor municipal de Irecê no Exercício anterior. Afinal, esses mesmos projetos já haviam sido aprovados pelo legislativo aqui no município e foram simplesmente vetados pelo Sr. Luiz Pimentel Sobral. Uma postura inadequada e de pouca sensibilidade com a questão da segurança de clientes e bancários", lamenta Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Os dirigentes sindicais fizeram também um pacto com o presidente da UPB, para a realização de um movimento amplo em defesa da economia baiana, principalmente no tange aos bancos públicos e instalações de mais agências. Com o tema, “O reflexo do fechamento das agências bancárias na economia baiana”, a ideia da campanha é envolver a Assembleia Legislativa, os Deputados Federais baianos, o Poder Executivo, os prefeitos, além de outras representações do estado e da sociedade civil no debate.

Eures Ribeiro acertou ainda a sua participação no encontro que os bancários agendaram com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, para o dia 25 de abril, às15h, para tratar do assunto.

“A reunião foi excelente. Conseguimos o apoio do presidente da UPB para o nosso projeto e, ainda mais, conseguimos que ele apoie a nossa causa do fortalecimento dos bancos públicos. Além disso, ele irá envolver todo o Legislativo e outros segmentos organizados da sociedade, garantindo o fortalecimento da economia da Bahia e dos bancos públicos, tendo como consequência a manutenção dos postos de trabalho e da assistência adequada à sociedade baiana”, avaliou o secretário Geral da Federação dos Bancários, Hermelino Neto.

Fonte: Da Redação com http://feebbase.com.br/site/