A defesa do emprego frente à terceirização e as mudanças tecnológicas será o principal foco da Campanha Nacional dos Bancários em 2017. A definição aconteceu nesta terça-feira (16/5), durante a reunião do Comando Nacional dos Bancários, em Brasília.
O encontro debateu também a importância da luta contra a privatização dos bancos públicos, definindo o apoio à Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, que será instalada no Congresso Nacional no dia 6 de junho. Também foi destacada a luta em defesa do BNDES.
O Comando orienta ainda que os sindicatos participem das atividades das frentes populares e das centrais sindicais contra a terceirização e as reformas trabalhista e previdenciária que tramitam no Congresso, tendo como principal objetivo, a retirada de direitos dos trabalhadores para favorecer o capital, em especial os bancos. Todos devem participar do Ocupa Brasília no dia 24 de maio.
Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, a reunião foi muito boa. “O Comando identificou bem o eixo de mobilização da categoria para este ano e unificou os encaminhamentos para a preparação da Conferência Nacional prevista para o final de julho”.
Além de Emanoel, participaram da reunião do Comando Nacional a presidente do Sindicato de Sergipe, Ivânia Pereira, e o vice- presidente da Feebbase, Eduardo Navarro.
Confira o calendário de atividades:
Período de realização de eventos regionais
14 maio a 16 julho - Encontros Regionais/Estaduais de Bancos Públicos;
14 maio a 16 julho - Encontros Regionais/Estaduais de Bancos Privados;
14 maio a 16 julho - Conferências Regionais/Estaduais por Federações;
14 maio a 16 julho - Encontros do Basa, BNB, BNDES, Banrisul, Banese, Banestes, BRB e Banpará;
Datas dos eventos nacionais
02 a 4 junho - 2ª Conferência Nacional dos Financiários, em São Paulo/SP
06 a 8 junho – Encontros Nacionais de Bancos Privados, em São Paulo/SP
30 junho a 2 julho – CONECEF, em São Paulo/SP
30 junho a 2 julho – CNFBB, em São Paulo/SP
28 a 30 julho - 19ª Conferência Nacional dos Bancários, em São Paulo/SP
Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe