Está tudo pronto para o XXIII Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, que acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de julho, no Mar Brasil Hotel, em Salvador. Os bancários da Bahia e Sergipe serão representados pelos 21 delegados e delegadas escolhidos nas bases sindicais dos dois estados.

O Congresso terá quatro temas para debate:  1 – Emprego, Jornada e novas tecnologias - Revisão do PCR/PFC; Ponto eletrônico; Emprego e inovações tecnológicas; e Concurso público. 2 – Saúde e Previdência – Custeio CAMED; Assédio Moral; Aposentados INSS e Capef; e Revisão e atualização do Plano BD Capef. 3 – Banco Público - Combate à terceirização; Papel do BNB enquanto Banco público e Regulamentação do sistema financeiro.  4 – Organização e Mobilização - Campanha Nacional; Organização de base; Fortalecimento dos Sindicatos; e Direito de greve.

A delegação que irá ao Congresso é composta por um delegado para cada 50 bancários na base do BNB ou fração maior ou igual a 25 e 1 delegado aposentado para cada 100 ou fração igual ou superior a 50. Somente funcionários do Banco do Nordeste serão inscritos como delegados, natos e efetivos.  Serão inscritos como observadores, 5% do total de cada delegação, com direito apenas a voz. Os delegados serão distribuídos proporcionalmente em 4 grupos de trabalhos.

O Diretor do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região e funcionário da agência do BNB em Morro do Chapéu (BA), Edson Ferreira, estará presente no evento.

Confira a programação completa do evento:

Dia 7 de julho – sexta-feira

8h às 18h – Credenciamento

14h – Abertura

15h – Aprovação do Regimento

15h30 – Mesa de Conjuntura e Reformas

17h30 – Defesa dos Bancos Públicos

Dia 8 de julho – sábado

9h – Grupos de Trabalho

16h – Plenária Final

20h – Confraternização e encerramento

Fonte: Federação dos Bancários