O Banco do Nordeste completa 65 anos hoje. Mas os funcionários do banco não têm motivos para comemorar. É que o governo Temer acaba de emitir Medida Provisória 785/2017 que pode tirar R$ 2 bilhões do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) para compor o novo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).
Temer quer descobrir um santo para cobrir o outro. Enquanto isso, o BNB pode perder mais recursos usados para aplicar no desenvolvimento do Nordeste. Para ser regulamentada, a medida precisa ser aceita pelo Congresso.
Além do desmonte, os bancários do BNB têm outros motivos para protestar ao invés de celebrar o aniversário da instituição. Entre eles, o plano de desligamento que pode dispensar até 1.500 funcionários de um total de 7.200. Sem falar nas péssimas condições de trabalho e manutenção da estrutura física das agências do BNB. Na Bahia, por exemplo, o prédio localizado no Comércio é alvo de várias denúncias de precarização.
"O Governo de Michel Temer quer definitivamente fazer sangrar os Bancos Públicos. O desmonte está sendo feito a olhos vistos. Todos os dias recebemos novas notícias de esvaziamento dessas instituições. Vai ser preciso muita mobilização da categoria bancária para impedir que esse desmonte prossiga", destaca Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.
Da Redação com SEEB/BA