Nesta segunda-feira, 28 de agosto – Dia do Bancário, o Sindicato dos Bancários de Irecê e Região realizará o tradicional ato pela passagem e comemoração da data histórica da categoria. O evento acontecerá em frente a agência do Banco Bradesco no centro da cidade de Irecê, às 8:30h, com a distribuição de bolo e a animação do samba de Peppy do Cavaco.
“Esperamos relembrar e celebrar este dia, marcado pela resistência e conquistas de umas das primeiras categorias que se mobilizaram e unificaram a luta por melhores condições de trabalho no Brasil. Contamos com a participação ampla dos trabalhadores para juntos protestarmos também contra tantos ataques sofridos pela classe trabalhadora a exemplo da famigerada Reforma Trabalhista. A nós resta a forte mobilização em defesa dos nossos direitos, e a categoria abnegada que é vai se manter firme na luta!” destaca Carlos Alberto – presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.
Dia do Bancário no Brasil
No dia 28 de agosto é comemorado, o Dia do Bancário e essa data foi escolhida devido à luta desses profissionais na conquista por melhores condições de trabalho. A história dessa comemoração tem início em maio de 1951, quando os trabalhadores reivindicaram reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. Em contra-proposta, os patrões excluíram as duas últimas reivindicações e ofereceram reajuste parelho com os índices oficiais do custo de vida.
As diversas tentativas de negociação fracassaram e os trabalhadores desprezaram o que consideraram “gorjeta”. No dia 28 de agosto de 1951, os bancários realizaram uma assembleia que resultou na deflagração da greve, duramente reprimida. Após 69 dias de paralisação, a categoria conseguiu arrancar 31% de reajuste com os banqueiros.
A mobilização e paralisação da categoria bancária, foi a primeira realizada contra o decreto 9.070 da ditadura do Estado Novo, que proibia greves e movimentos sindicais dos trabalhadores, e acabou por marcar a data como uma comemoração dos trabalhadores bancários.
Imprensa e Comunicação