Teve início na manhã desta quinta-feira (24), o Seminário Internacional da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, no Gran Hotel Stella Maris em Salvador (BA). Com o tema “A crise econômica global e o mundo do trabalho” o evento faz parte da programação inicial o 4º Congresso Nacional da CTB que reunirá mais de 1,2 mil sindicalistas do Brasil e do mundo.
Centenas de dirigentes das delegações estrangeiras, chegaram na capital baiana para o Seminário na noite desta terça-feira (23/8), onde puderam prestigiar a apresentação cultural do Balé Folclórico da Bahia. Sindicalistas do Panamá, Paraguai, Uruguai, Cuba, República Dominicana, Grécia, África do Sul e mais representantes de outros 19 países se inscreveram para o evento. Entre eles, Michel Makwayiba, presidente da Federação Sindical Mundial.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto Bezerra e outros delegados cetebistas da Região de Irecê, participam do Seminário Internacional e de toda a programação do 4º Congresso Nacional com abertura oficial prevista para às 18:30h, desta quinta-feira (24) com encerramento no sábado (26).
Durante a abertura do Seminário, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, fez uma defesa enfática da unidade e do fortalecimento de laços de solidariedade entre os países. "Não há saída isolada. O movimento sindical não é uma ilha. Compete às organizações sindicais a capacidade de fortalecer a unidade e laços de solidariedade", disse o dirigente.
Em sua intervenção, a secretária de Comunicação, Raimunda Gomes, também destacou a enorme relevância deste encontro para reafirmar a crise e o golpe vividos no país para o mundo, sem a intermediação enviesada da grande mídia.
O secretário de relações internacionais e dirigente da FSM, Divanilton Pereira, saudou todas as delegações estrangeiras presentes e fez um breve retrospecto dos enormes retrocessos vividos no país no campo do trabalho.
Da Redação com Portal CTB