Os bancários se reuniram no início da tarde desta sexta-feira (25/8), durante o 4º Congresso Nacional da CTB, para debater as formas de organizar os trabalhadores classistas para o enfrentamento às contra reformas promovidas pelo Governo Temer e o projeto de desmonte dos bancos públicos em curso.

A  importância da luta em defesa do emprego e da garantia dos direitos permeou todas as falas do encontro, que contou com a participação de bancários da Bahia, Sergipe,  Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Ceará e Pernambuco.  

A constatação geral é de que os bancos estão determinados a implementar  todas as  alterações  nas relações de trabalho previstas na reforma trabalhista e se faz necessária a antecipação da campanha nacional de 2018.

A principal deliberação do encontro foi transformar o Congresso da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, que acontecerá em dezembro, em um grande evento da CTB Bancários, com debates que aprofundem a discussão em torno do novo perfil da categoria e, em especial, das formas de organização e resistência dos trabalhadores neste novo marco.

A ideia está lançada e deve ser debatidas com a representação dos bancários nos próximos meses.

Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe