O Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador se reunirá com a Fenaban nesta quarta-feira (20/9), em São Paulo, para dar continuidade às negociações da Comissão Bipartite de Saúde do Trabalhador.
Na pauta, a avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), regulamentado pela Norma Regulamentadora (NR) 7 do Ministério do Trabalho e Emprego e prevista na cláusula 67ª da CCT 2016/2018.
Conforme previsto na NR7, o PCMSO tem como foco central políticas de prevenção. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários diz que os bancos devem disponibilizar as informações sobre os casos de acidentes de trabalho e saúde do trabalhador aos sindicatos. Na cláusula 67, parágrafo segundo, está especificado que caberá à Comissão Paritária de Saúde do Trabalhador a análise dos afastamentos e as formas de avalição, pelos trabalhadores, dos exames e procedimentos previstos no programa.
Os bancos estão negando o acesso às informações referentes à saúde dos trabalhadores aos sindicatos, que defendem que os bancários participem de todo o processo de elaboração e execução das políticas de saúde dos bancos.
Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe