Diante das ameaças e ataques do Governo Temer, em todo o país, entidades sindicais, movimentos sociais, parlamentares e sociedade em geral têm-se mobilizado em defesa das empresas públicas. O objetivo é debater e buscar o envolvimento da população contra o desmonte e a venda de ativos destas instituições.

Em Salvador, na Assembleia Legislativa da Bahia, acontecerá uma audiência pública, no dia 9 de outubro, para discutir os impactos da reestruturação dos bancos públicos no estado. A audiência foi solicitada pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e o Sindicato dos Bancários da Bahia à bancada do PCdoB. Os superintendentes do BB, da Caixa e do BNB, além dos deputados estaduais e federais serão convidados. Já em Juazeiro, interior da Bahia, será realizada uma Sessão Especial em defesa dos bancos públicos, no dia 10 de outubro, na Câmara de Vereadores. O evento foi requerido pelo vereador Agnaldo Meira (PC do B).

Os bancos públicos são de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do país. O Banco do Brasil financia 61,3% do crédito agrícola. A Caixa é responsável por 66,8% do financiamento de imóveis, incluindo o projeto Minha Casa Minha Vida, do governo federal. Já o Banco do Nordeste, criado para alavancar o crescimento da região nordestina, tem sido uma importante fonte de crescimento e bem-estar para a região.

Essas empresas também sofrem processos de reestruturação que objetivam o seu sucateamento, com fechamento de unidades, menos mão de obra e consequente precarização dos serviços.

Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe