Nesta quinta, sexta e sábado (28, 29 e 30), jovens da América Latina e Caribe vão se reunir no 4º Encontro da Juventude da Federação Sindical Mundia (FSM) do Cone Sul, para elaborar um plano de ação conjunto e garantir os direitos sociais e trabalhistas do setor diante da ofensiva conversadora mundial que ameaça o direitos do cidadão.
O evento acontecerá em Bueno Aires e terá como tema principal “O Papel dos Jovens Trabalhadores em o Contexto da Crise Global”. É importante que a juventude participe deste momento, e assim, resistir a flexibilização laboral, à precarização.
No Brasil, de acordo com a pesquisa "Millennials e a Geração Nem Nem", 25% dos jovens entre 18 e 32 anos não tem emprego. Dos 25% desempregados, 47% não estudam atualmente, e desses, 34% nem estudam nem trabalham.
A delegação brasileira na atividade, conta com a presença de mais de 50 pessoas, incluindo a secretária nacional de Juventude da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Luiza Bezerra e da secretária adjunta, Marilene Pereira. A diretora do Sindicato dos Bancários da Bahia, Jeane dos Santos, e a diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Daniele Couto, estarão presentes no evento representando as entidades.
Daniele Couto relatou que está muito empolgada com esse encontro, onde jovens do mundo inteiro estarão reunidos para debater os movimentos sindicais de diversos países. "Espero que seja muito proveitoso e que nós possamos aprender muito com essa troca de experiências. Além de quê, também vamos levar para as pessoas de fora que estarão lá, toda a dificuldade que estamos passando aqui no Brasil com essa reforma trabalhista que tem afetado diretamente o movimento sindical."
Confira abaixo a programação completa do evento:
Quinta-feira (28)
14:00 Recepção das delegações e Credenciamento
18:00 Abertura
19:00 Conferência. "Crise Mundial - O Imperialismo e a Oportunidade histórica do Proletariado"
20:30 Atividade Cultural
21:00 Jantar
Sexta-feira (29)
07:00 Café da manhã
08:00 Grupos de debate
10:00 Intervalo
10:15 Continuação dos debates
11:30 Painel - "A Juventude Trabalhadora como sujeito de ajuste do sistema capitalista"
13: 00 Almoço
14:00 Painel - ”Modelos de organização sindical"
15.30 Grupos de debate
18:00 Encerramento dos debates e elaboração da síntese
19:30 Conversa com o Embaixador do Estado Palestino na Argentina.
21:00 Jantar
22:00 Atividade Cultural
Sábado (30)
08:00 Café da manhã
10:00 Plenária. Documento final
12:30 Encerramento do Encuentro de la Juventud Trabajadora del Cono Sur.
15:00 Recorrido guiado ao EX ESMA - Espaço da memória.
Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe com CTB