A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe convida todos os sindicatos filiados para participar da audiência pública “Retrato do adoecimento no setor bancário na Bahia”, que acontece nesta sexta-feira, 27 de outubro, das 8h às 16h, no auditório do Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória, em Salvador.
Organizado pelo MPT, a audiência tem o objetivo de discutir com os bancos, trabalhadores e órgãos públicos a questão do adoecimento no setor, que tem impacto significativo na vida dos trabalhadores e na qualidade do serviço prestado à população.
Durante o evento, será lançada a publicação Retrato do Adoecimento no Setor Bancário na Bahia, relatório que envolveu técnicos e pesquisadores de nove órgãos e que traça um panorama do problema.
“O quadro que identificamos através de dados do INSS, da Justiça do Trabalho, da fiscalização do Ministério do Trabalho e da atuação do MPT, analisada por pesquisadores de órgãos públicos, é o de que nos últimos 20 anos houve um aumento, sem precedentes, do adoecimento dos bancários, não só de lesões por esforço repetitivos (LER) mas principalmente de transtornos mentais”, pontuou a procuradora regional do trabalho Ana Emília Albuquerque, que coordena a audiência pública e a elaboração do estudo. Para ela, “a audiência é o momento para que a sociedade possa discutir esses dados e encontrar caminhos para o enfrentamento deste grave problema.”
Confira a programação:
Manhã
8h30 - Mesa de Abertura
9h – Introdução
Ana Emília Albuquerque da Silva (Procuradora Regional do Trabalho do Ministério Público do Trabalho)
9h30 - Explanação sobre o documento Retrato do Adoecimento dos Bancários no Estado da Bahia
Cristiane Maria Galvão Barbosa (médica do trabalho da FUNDACENTRO) e Suerda
Fortaleza de Souza (médica dotrabalho do CESAT)
10h30 – Debate
Tarde
13h - Explanação dos Bancos
14h30 - Explanação do Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia Augusto Vasconcelos (Presidente do Sindicato dos Bancários do Estado da Bahia)
15h - Explanação do Ministério do Trabalho do Brasil