Reunido na tarde desta terça-feira (31/10), em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários debateu conjuntura, Saúde Caixa, Cláusula 62, que trata do Centro de Realocação e Requalificação (CCT 2016-2018), e participação os bancários nos protestos do Dia Nacional de Paralisações contra a Reforma Trabalhista, em 10 de novembro.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe foi representada pelo Secretário Geral, Hermelino Neto.

Sobre Conjuntura, foram discutidos os dados sobre as demissões no setor bancário, apresentados pelo Dieese, que mostrou os últimos números do corte de empregos no setor, com as demissões e os Programas de Demissões Voluntárias.

O Comando criticou também a proposta da Caixa de fixar teto para os gastos com o Saúde Caixa. A ideia é manter a negociação com o banco para que a proposta garanta os direitos dos empregados. A proposição será debatida com os trabalhadores, que devem ser envolvido nesta discussão, orienta o Comando.  

Ficou definido também que os bancários devem se engajar nas atividades do dia 10 de novembro, participando dos protestos e paralisações em todo o país. Há a proposta também de distribuir um jornal para a população, alertando sobre a reforma trabalhista.

Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe