Reunido na tarde desta sexta-feira (20/4), em Salvador, o Fórum dos Presidentes dos Sindicatos definiu os últimos detalhes para a realização da 20ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe, que acontece nos dias 19 e 20 de maio, no hotel Portobello, em Salvador (BA).

A expectativa é mobilizar um grande números de trabalhadores para participar da Conferência, que tem uma importância ainda maior este ano, devido à séria de ataques aos direitos trabalhistas que estão em curso no país.

Os presidentes debateram também os impactos da reforma trabalhista na Campanha Nacional 2018, uma vez que a nova lei atinge 43 cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários, correspondendo a 61% dos direitos regulamentados no documento.

“O momento é muito difícil, por isso mesmo temos que fazer uma campanha diferenciada, que encante e envolva a categoria nos debates em todo as fases do processo, começando pela Conferência. Precisamos também conscientizar os bancários de que participar da luta política e eleger candidatos comprometidos com os direitos dos trabalhadores é fundamental neste momento ”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que coordenou a reunião.

Conjuntura, emprego, salários, defesa da democracia e dos bancos públicos também estiveram na pauta do encontro, que contou com a presença do presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, de Sergipe, Ivânia Pereira; de Irecê, Carlos Alberto Bezerra; de Jequié, Marcel Cardim; de Ilhéus, Rodrigo Santos; de Juazeiro, Maribaldes Purificação; de Barreira, Aderbal Teixeira Filho; de Camaçari, Ronaldo Nascimento; de Vitória da Conquista, Paulo Barrocas; do diretor do Sindicato de Jacobina Luiz Raimundo Azevedo; do vice presidente do Sindicato da Bahia, Euclides Fagundes; do diretor do Sindicato de Sergipe Adênito Santos; do vice-presidente da Federação, José Antônio Santos, e do diretor para Assuntos Jurídicos Claudevir Moraes Filho.

Os diretores do Sindicato da Bahia Fábio Lêdo e Jeane Marques, também participaram da reunião para dar informações sobre os encontros do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, respectivamente.

Fonte: FEEB BA/SE