O presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, e representantes de todos os sindicatos da categoria na Bahia foram recebidos pelo secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, na tarde desta segunda-feira (23/4), em Salvador, para discutir a questão da segurança bancária.

Durante o encontro, os bancários entregaram um Projeto de Lei, elaborado pela Federação no ano passado, com propostas para melhorar a segurança nas agências para clientes e funcionários.  Os dirigentes sindicais propuseram também a criação de um Grupo de Trabalho, com a participação de representantes dos bancários, vigilantes, bancos e da Secretária de Segurança para debater formas de coibir os ataques a bancos no estado.

Maurício Barbosa prometeu analisar o PL e a proposta do GT, juntamente com a equipe técnica da Secretaria. "As discussões sobre estratégias de segurança são difíceis, pois os bancos dificultam. Não querem arcar com a proteção de funcionários e clientes. Por isso, iniciativas como essa são importantes. Vamos avaliar o documento", garantiu.

O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, comemorou o sucesso do encontro, que contou com a participação de representantes de todas as bases sindicais do estado. “A receptividade do secretário também foi muito boa, demostrando interesse em encontrar maneiras de aumentar a segurança nos bancos”, avaliou.

Participaram também da audiência, o presidente da FEEB BA/SE, Hermelino Neto, os presidentes do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos; de Camaçari, Ronaldo Nascimento; de Feira de Santana, Sandra Freitas; de Jequié, Marcel Cardim; de Juazeiro, Maribaldes Purificação; de Jacobina, Cristener Inácio; de Barreiras, Aderbal Teixeira Filho; de Vitória da Conquista, Paulo Barrocas; de Itabuna, Jorge Barbosa; o diretor do Sindicato do Extremo Sul Marcos Fonseca e a diretora da Federação, Grassa Fellizola, representando o Sindicato de Ilhéus.  

O presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Davidson Magalhães, também participou da reunião e apresentou ao secretário, o projeto de sua autoria, que trata do controle de explosivos.

Fonte: Da Redação com FEEB BA/SE