Entrega da Minuta específica do BNB aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13

O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste (CNFBNB) entregaram ao banco, nesta quarta-feira (13), a minuta específica de reivindicações e um pré-acordo de negociação. O ato da entrega foi realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), em São Paulo.

No encontro, ficou agendada a primeira rodada de negociação, que acontecerá em Fortaleza (CE), no dia 27 de junho.

"O BNB é uma instituição financeira extremamente importante para a economia do Nordeste do País e merece ser valorizada. Mas, aqueles que constróem o seu cotidiano, que é o funcionalismo, precisa ser reconhecido. Para isso, é fundamental que seja garantida a manutenção dos direitos historicamente conquistados e principalmente a solução definitiva de pendências históricas com os trabalhadores benebeamos", destaca Edson Gonçalves (Boka), vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região e funcionário do BNB.

Pautas específicas

A implementação de um novo Plano de Cargos e Remuneração (PCR) é uma das prioridades dos trabalhadores, já que atual plano possui somente 18 níveis e está completamente defasado. Com esse modelo de PCR, muitos funcionários já atingiram o nível máximo e não conseguem mais evoluir na carreira. "A revisão do PCR  é fundamental para a valorização dos empregados do BNB. Não podemos mais conviver com carreiras estagnadas dentro da Instituição”, apela, Gonçalves.

Outra reivindicação da categoria é a contratação dos aprovados em concursos, pois existem agências com defasagem de até 60% de funcionários.

Desconto da Greve de 28 de Abril

Assim como em outras rodadas de negociação, os representantes dos funcionários cobraram novamente que seja realizado que seja regularizada a situação ocasiada por conta da Greve Geral de 28 de Abril de 2017, em protesto contra as reformas Trabalhista e da Previdência. Os sindicalistas exigiram mais uma vez que tanto o pagamento dos dias descontados, bem como a retirada dos reflexos no histórico funcional, ocasionados por esse desconto, sejam reconsiderados.

Da Redação com Contraf