Com o tema “Defender o BNB é defender o Nordeste”, o 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, começou nesta sexta-feira (12/7), na cidade em Fortaleza (CE). O evento segue até sábados (13) e reúne representantes dos trabalhadores da empresa, que atua nos 9 estados nordestinos e no norte do Espirito Santo e Minas Gerais.
Na pauta tema de suma importância, como a conjuntura política e econômica, a campanha nacional dos bancários 2019, a situação da categoria no tocante a emprego, salário e benefícios, além dos desafios e perspectivas para o BNB diante do quadro político atual.
Os sindicatos da Bahia e Sergipe enviaram 14 delegados e delegadas para o evento, que teve início na manhã desta sexta-feira. Entre eles, o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Edson Ferreira, funcionário da agência do BNB, em Morro do Chapéu (BA).
Na abertura, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hemelino Neto, ressaltou a importância do Congresso, principalmente neste momento de tantos ataques do governo federal ao banco e aos funcionários. Mostrou também que a Feebbase está firma na luta em defesa do BNB, tendo articulado, inclusive, a realização de uma Sessão Especial sobre o tema na Assembleia Legislativa da Bahia e outra na Assembleia de Sergipe.
Na Bahia, a Sessão em defesa do BNB contou com a participação de representações do segmento empresarial, do comercio, da indústria, de trabalhadores ligados à agricultura familiar, dos funcionários, de parlamentares de diversos partidos. O mesmo aconteceu em Sergipe, onde a Sessão foi em defesa dos bancos públicos e não apenas do BNB, o que ampliou o debate.
“O BNB é importante não apenas para os nordestinos e funcionário, mas, para todo o país, uma vez que o banco cumpre um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, na distribuição de renda e inclusão social. Defender o BNB é defender o desenvolvimento do Nordeste e nós estamos firmes nesta luta”, acrescentou.
A abertura do 25º Congresso dos Funcionários do BNB contou ainda com a participação da presidenta do Sindicato de Sergipe, Ivânia Pereira, e também do presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, que fez a exposição sobre conjuntura nacional.
Fonte: FEEB BA/SE