Os funcionários do Banco do Brasil de todo o país realizarão protestos e manifestações na próxima sexta-feira, 9 de agosto, contra a reestruturação e o plano de demissões anunciados pela empresa. O dia nacional de lutas foi definido no 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – 30º CNFBB, realizado nos dias 1º e 2 de agosto, em São Paulo.

A luta é contra a política da atual gestão do BB, que anunciou no dia 29 de julho mais um Plano de Adequação de Quadros (PAQ), com previsão de extinção de funções, redução de postos de trabalho, fechamento de agências e departamentos. O banco também prepara um novo plano de desligamento incentivado. A empresa quer investir ainda na criação das agências digitais, o função pública e social do BB.

Segundo informações do banco, o número de postos de trabalho será aumentado em 1.505 agências, mas reduzido em 1.765 unidades. Sem detalhar as mudanças, o BB informou que a Plataforma de Suporte Operacional (PSO) sofrerá redimensionamento, o que já está afetando a rede de caixas. O movimento sindical cobra esclarecimentos.

As Gerências Regionais de Apoio ao Comércio Exterior (Gecex) também passarão por alterações, com a criação de unidades de negócios especializados, escritórios de comércio exterior digital e redimensionamento. Isso fará com que sejam abertas vagas de assistentes, mas a rede perderá uma série de funcionários, principalmente escriturários.

Fonte: FEEB BA/SE