A defesa do Banco do Brasil e a sua importância para o desenvolvimento do país foram o tema da audiência realizada na tarde desta terça-feira (10/9), na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.

Realizada após pedido do Sindicato dos Bancários Bahia e da Federação da Bahia e Sergipe (Feebbase), a audiência foi presidida pelo deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), autor da iniciativa na Casa, e contou com a presença de representantes de diversos sindicatos do interior do estado.

Na abertura, o deputado fez um alerta para a gravidade do momento em que o país passa, com o desmonte das instituições. “O BB, que desempenha papel social importantíssimo para o país, não pode estar nas mãos do capital estrangeiro, sem a mínima responsabilidade com a sociedade”, afirmou.

Reconhecido internacionalmente pelo equilíbrio orçamentário, o Banco do Brasil garante ao país uma economia forte e sustentável. O presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, argumentou que a instituição financeira é capaz de desenvolver setores não rentáveis em termos de lucratividade, mas de benefício a toda a sociedade, sem onerar o seu maior beneficiário, o Estrado brasileiro.

“Ganhar apoio dos parlamentares em defesa do Banco do Brasil é de suma importância para a luta contra a privatização da instituição”, declarou o presidente do SBBA, ao ressaltar a audiência na Assembleia Legislativa.

Em sua fala, o presidente de Feebbase lembrou que os bancos públicos tinham presença hegemônica em todos os estados do país até os anos 1990 e, mesmo após o processo de privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso, estes bancos continuaram com grande presença no Norte, Nordeste, Sul e Centro Oeste. “Isso mostra relevância dos bancos públicos para o desenvolvimento do país. Eles estão presentes na agricultura familiar, no agronegócio, no comércio, na indústria e no setor de serviço, apoiando e financiando do pequeno ao grande empresário”, destacou.

A audiência contou também com a participação da presidente do Sindicato de Feira, Sandra Freitas; o presidente do Sindicato de Ilhéus, Rodrigo Cardoso; de Itabuna, Jorge Barbosa; de Irecê, Carlos Alberto Bezerra, e de Juazeiro, Maribaldes Purificação, além do representante da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil, Frank Dieckmann e do membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, Wagner Nascimento.

Com informações do Sindicato dos Bancários da Bahia