O Comando Nacional dos Bancários se reuniu por videoconferência nesta terça-feira (12) com a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) e conquistou o compromisso de que os bancários dos cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander) poderão realizar o teste para diagnosticar a Covid-19, após o atendimento via telemedicina.
Os testes podem, ou não, ser indicados pelo médico que fizer o atendimento via telemedicina, de acordo com a avaliação médica e os sintomas. As consultas neste sistema também podem ser realizadas pelos dependentes.
A Fenaban informou que, em um banco onde o sistema já foi implantado, o serviço de telemedicina recebeu 400 ligações e 20% destes atendimentos gerou pedido de exames (testes RT-PCR) para diagnosticar se a pessoa está, ou não, com o vírus.
O Comando reivindicou ainda que todos os trabalhadores das agências com suspeita de casos de covid-19 sejam colocados em quarentena, sejam bancários, vigilantes ou terceirizados. “Agora os bancos estão mudando a linha e, às vezes, colocando em quarentena apenas os bancários. Isso não é justo. Mantemos a solicitação de quarentena para todos os trabalhadores que tiveram contato com os casos suspeitos”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.
Os representantes dos bancários criticaram também a postura equivocada de alguns bancos que estão utilizando os funcionários que fazem a limpeza no dia a dia para fazer o serviço de sanitização das agências. “Os bancários precisam denunciar isso para que os sindicatos façam uma intervenção. Enquanto alguns bancos estão adotando todos os mecanismos de segurança, com profissionais equipados, outros bancos estão negligenciando em relação isso e colocando a saúde de todos em perigo”, reforça Neto.
Transparência
O Comando Nacional também questionou a postura dos bancos com relação à sanitização das agências, pois teve quem mudou o procedimento e outros fazem a sanitização e não informam para os bancários o motivo.
A Fenaban disse que alguns bancos passaram a utilizar os mesmos procedimentos de sanitização de hospitais e outros serviços que precisam manter o funcionamento simultaneamente aos procedimentos para a desinfecção do ambiente, que permite a reabertura da agência mais rapidamente. Disse também que alguns gestores estão realizando os procedimentos de sanitização como medida preventiva.
Santander
O Comando Nacional também questionou a mudança de protocolo de isolamento e afastamento de funcionários de locais de trabalho onde foram constatados casos confirmados e suspeitos de Covid-19, sem comunicar ao movimento sindical, principalmente no banco Santander. Alguns gestores não estão afastando os funcionários das agências onde houve casos confirmados e nem o isolamento preventivo em casos de suspeita.
A Fenaban disse que cada banco adota procedimentos distintos, sempre de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, mas levará a questão para os bancos para que seja analisada. O assunto voltará a ser tratado na próxima reunião.
Fonte: FEEB BA/SE