Durante a 22ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe, na tarde deste sábado (4/7), os funcionários do Itaú, Santander e Bradesco se reuniram virtualmente para o Encontro dos Bancários da Rede Privada. A reunião contou com grandes contribuições, em especial, de Andreia Sabino, Adelmo Andrade e Elder Perez, os representantes das Comissões de Organização dos Empregados do taú, Santander e Bradesco, respectivamente.

Sabino começou falando das alterações feitas pelo banco Itaú no cargo do caixa, sem nenhuma discussão com o movimento sindical. A dirigente também ressaltou a preocupação dos sindicatos com as metas abusivas, assédio moral e agências que estão sendo fechadas sem perspectivas de reabertura. Além disso, informou que a COE solicitou uma reunião para o próximo dia 7 de julho, com o objetivo de discutir melhorias no protocolo de ações preventivas para tentar diminuir os casos de COVID nas agências.

Já o representante da COE Bradesco Elder Perez orientou aos colegas a informar de imediato qualquer caso suspeito de covid-19 diretamente para o VIVA BEM, para que sejam tomadas todas as decisões cabíveis. Perez também anunciou o fechamento de postos de atendimento nas áreas de risco (hospitais) e a reunião com o Bradesco, marcada para a próximo quinta-feira (9/7).

Adelmo Andrade, representante do COE Santander, relembrou que o banco não aceitou fechar o acordo do banco de horas, vem cobrando metas abusivas e intensas e tem desrespeitado o acordo para não demitir, eliminando mais de 400 vagas em todo Brasil. O dirigente falou sobre o descaso do banco e o cancelamento da reunião que estava marcada para a última sexta-feira (03/07).

Ao total, foram 122 bancários presentes, contribuindo para o enriquecimento do debate e levando propostas para  assegurar o direito dos bancários. Dentre as várias propostas conjuntas estão a manutenção da mesa única daConvenção Coletiva de Trabalho, garantia do emprego e plano de saúde.

Fonte: FEEB BA/SE