Com tema “A distância não nos limita”, a 22ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada nesta sexta-feira e sábado (17 e 18/7), de forma totalmente virtual, devido à pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).

Instância máxima de debate da categoria, a Conferência vai reunir trabalhadores de todo o país para definir a pauta de reivindicações e as estratégias de luta para campanha salarial 2020. O documento aprovado no encontro deve ser analisado pelos bancários em assembleias virtuais realizadas pelos sindicatos até o dia 21 de julho. A entrega aos bancos acontece logo em seguida.

A campanha nacional deste ano acontece em um momento complicado, em que o Brasil sofre com os efeitos da crise econômica gerada pela pandemia e agravada pelas medidas desastrosas adotadas pelo governo Bolsonaro para enfrentar o problema.

Mesmo neste cenário, a categoria deve manter a mobilização e a unidade para garantir os direitos conquistados. A pauta prioritária deve contar com a defesa da mesa única de negociação, da Convenção Coletiva de Trabalho, dos bancos públicos e da saúde dos bancários.

A delegação da Bahia e Sergipe será composta e 29 delegados e delegadas escolhidos na 22ª Conferência Interestadual, realizada no dia 4 de julho, além de três delegados natos, que compõe o Comando Nacional dos Bancários.

Fonte: FEEB BA/SE