Cobrar respostas sobre as demandas relacionadas às relações de trabalho e de aprimoramento da política de Recursos Humanos. Este foi o objetivo do ofício enviado pelo movimento sindical ao presidente do BNB, Romildo Rolim, e à diretoria de administração do banco.
Foi cobrado o cumprimento do protocolo nas unidades em que haja casos de contaminação por coronavírus entre os funcionários, pois há relatos de locais que continuam funcionando mesmo após a ocorrência. A reivindicação é para que seja realizado exame nos outros trabalhadores.
Outra foi cobrança foi sobre a convocação dos aprovados no concurso do Banco do Nordeste, reposição na mesma proporção de desligamento e prorrogação da validade do edital. O documento também reivindica o ressarcimento de eventuais despesas efetuadas com deslocamento por bancários que moram em município diferente onde é lotado, por conta de medidas municipais, como a não circulação dos meios de transportes em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus.
Os funcionários do BNB também cobram o estabelecimento de uma política para efetivação nos casos dos que desempenham função em caráter de substituição há algum tempo. Em alguns casos, como os ocorridos agora na pandemia, o empregado que está no sistema de teletrabalho, não recebe pelo cargo e sofre prejuízos financeiros.
O ofício fez reivindicações referentes aos problemas dos funcionários que estão trabalhando de casa para acessar o sistema do Banco do Nordeste, sobre o retorno de licença, hora extra e atestado médico e promoções. Os representantes dos empregados aguardam respostas da instituição financeira.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia