A rodada de negociação desta sexta-feira (28/8) foi de avanços para os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O banco assumiu o compromisso de seguir as deliberações da mesa única da Fenaban, além de renovar todas as cláusulas do atual Acordo Coletivo de Trabalho.

Nas questões específicas, o banco se comprometeu a divulgar os critérios de acesso pré-estabelecidos, inclusive os públicos alvo dos processos de seleção interna, por meio do Promova-se, atendendo reivindicação da categoria; a constituir Comissão Eleitoral Paritária quando da eleição para membro da Comissão de Ética e do Conselho de Administração; a aumentar de 70% para 100% o patrocínio da Educação Formal, além de criar Grupo de Trabalho sobre teletrabalho.

O BNB vai renovar também o Acordo próprio da PLR, com distribuição limitada a 25% (vinte e cinco por cento) do valor destinado à distribuição dos dividendos do exercício, nos moldes previstos no Acordo vigente (Módulo Fenaban e Módulo Metas Sociais). Prometeu também o pagamento da folha de setembro no dia 19.

A Comissão Nacional dos Funcionários vai orientar que os bancários aceitem a proposta do BNB nas assembleias que serão realizadas pelos sindicatos em todo o país.