Novembro foi o mês escolhido para conscientizar a população sobre o câncer de próstata, através da campanha Novembro Azul. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Segundo os dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, mais da metade dos homens brasileiros que são atendidos pelo SUS nunca foram ao urologista. De acordo com as recomendações médicas, o homem deve se consultar com o urologista todo ano para fazer exames de sangue e próstata.

É importante ressaltar que na fase inicial a doença pode apresentar poucos sintomas e até mesmo não apresentar, por isso a importância dos exames frequentes para um diagnóstico precoce.

Já nos estágios mais avançados são comuns a dificuldade e aumento da necessidade em urinar, também pode ocorrer dor nos ossos, sangue na urina, infecção generalizada e insuficiência renal.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2020. Por isso, além dos exames, adotar práticas saudáveis é extremamente importante para a prevenção, entre elas estão a preferência por uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e cigarro e praticar atividades físicas.

Fonte: FEEB BA/SE