O Sindicato dos Bancários de Irecê e Região repudia veementemente a publicação da charge na edição da última quarta-feira (25/11), do Jornal A Tarde, comparando os empregados da Caixa Econômica Federal a “bicho preguiça”.
“A história do nosso sindicato se confunde com a defesa das liberdades, principalmente a de imprensa. No entanto, achamos que o Jornal A Tarde, errou a mão, ao publicar uma charge que ataca os empregados da Caixa Econômica Federal, que têm se esmerado trabalhando de dez a doze horas por dia, para pagar as parcelas do auxilio emergencial, lembrando que é o único banco que tem feito esse papel social no País durante a pandemia. Repudiamos de forma veemente a postura dessa gazeta. Os empregados da Caixa exigem respeito!”, protesta Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.
Além da direção deste Sindicato, todo o movimento sindical da categoria bancária se manifestou contra a publicação leviana e exige que o jornal A Tarde se retrate com os empregados da Caixa, que colocam sua saúde em risco, para atender a população nesse momento de grave crise sanitária, visto o número de empregados contaminados com a COVID-19, que em alguns casos resultaram em óbitos. Ao publicar a charge, o jornal reproduz a lógica de culpar os trabalhadores pelos erros das empresas, neste caso, do Governo Federal, que centralizou o pagamento do auxílio emergencial em um único banco, que também paga o Bolsa Família, o FGTS e seguro desemprego, sem aumentar o número de funcionários e os postos de atendimento.
Importante lembrar, que existem milhares de aprovados no último concurso público da Caixa, que estão aguardando convocação para trabalhar desde 2014. Em contrapartida, o banco lançou mais um PDV (Plano de Demissão Voluntária), com a expectativa de desligar mais de 7 mil funcionários, o que provocará a redução no número de empregados nas agências, fechamento de postos de trabalho, e, consequentemente, o aumento da sobrecarga de trabalho.
Os empregados da Caixa merecem respeito e esperam uma retratação imediata do A Tarde!
Sindicato dos Bancários de Irecê e Região