Os sindicatos de todo o país realizarão assembleias durante esta semana para apreciação e deliberação sobre proposta de acordo coletivo que regulamenta o teletrabalho, o sistema alternativo eletrônico de controle de jornada de trabalho e o termo de quitação das anotações no registro de ponto eletrônico e das horas extras no Itaú. Caso aprovado, o acordo terá vigência de dois anos a partir da data da sua assinatura.
Pela proposta do Itaú, o controle da jornada do teletrabalho se dará por ponto eletrônico. Além do controle mensal do registro de ponto diário, os funcionários poderão acessar um termo de quitação de suas horas semestralmente e terão a possibilidade de concordarem ou não. Caso não haja concordância o funcionário deve procurar os sindicatos e abrir um chamado na Central de Pessoas. Os sindicatos acompanharão todo o processo para garantir que não haja irregularidades.
O banco também irá pagar uma ajuda de custo de R$ 80,00 por mês. O pagamento será feito em duas parcelas semestrais de R$ 480,00 cada. O Itaú garantiu ainda que irá respeitar os intervalos para refeição e os períodos de descanso. Serão mantidos, integralmente, os vales refeição e alimentação. O vale transporte vai ser pago proporcionalmente, para os dias em que o funcionário fizer o trabalho presencial, no local de trabalho. O banco vai fornecer o computador para o trabalhado em home office, além do que batizou de Kit conforto, que compõe teclado, mouse e cadeira ergométrica.
Os bancários de Irecê e Região, se reunirão em assembleia, na próxima quinta-feira (3/12), conforme Edital de Convocação.
Da redação com FEEB BA/SE