Os sindicatos estão realizando assembleias virtuais com os funcionários do Banco do Brasil nesta segunda-feira (25), para decidir sobre as atividades contra o plano de reestruturação anunciado pela direção da empresa.
Os bancários devem deliberar sobre a proposta da Comissão de Empresa dos Funcionários (CEEBB) de realizar uma paralisação de 24 horas na próxima sexta-feira, 29 de janeiro, em todo o país.
A opinião de todos é muito importante. O bancário deve participar da assembleia de acordo com o edital publicado pelo sindicato de sua base.
Reestruturação
Anunciado pela direção no dia 11 de janeiro, o plano de reestruturação do Banco do Brasil prevê o fechamento de agencias e outras unidades, além de um Plano de Demissões Voluntários (PDV) que tem por meta dispensar 5 mil trabalhadores do banco, entre outras medidas consideradas muito ruins.
O plano prevê mudanças em 870 pontos de atendimento por meio do fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios e a conversão de 243 agências em postos. Também estão previstas a transformação de oito postos de atendimento em agências, de 145 unidades de negócios em Lojas BB, além da relocalização e 85 unidades de negócios e a criação de 28 unidades de negócios.
O PDV prevê duas modalidades de desligamento: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), para o que a direção do banco considera excessos nas unidades; e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), para todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.
O banco também quer fazer mudanças no atual modelo e remuneração dos caixas executivos, que deixariam de ter a gratificação permanente a passariam a ter uma gratificação proporcional apenas aos dias de atuação, se houver.
Da redação com FEEB BA/SE