O Conselho dos Presidentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe se reuniu nesta quinta-feira (4/3), por videoconferência, para debater o enfrentamento à pandemia do coronavírus e as ações em defesa dos bancos públicos.
Os dirigentes sindicais, incluindo o presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região - Carlos Alberto, demonstraram preocupação com o aumento de casos positivos de covid-19 na categoria e discutiram a necessidade de buscar apoio das autoridades municipais e estaduais para a organização do funcionamento das agências bancárias neste momento mais crítico da pandemia, principalmente na organização das filas no lado externo das unidades.
O Conselho defende a cobrança de ações do governo federal para garantir a vacinação de toda a população, inclusive os bancários, como melhor forma de enfrentamento à doença.
Os presidentes dos sindicatos debateram também as ações contra os ataques aos bancos públicos, com a reestruturação no Banco do Brasil, que resultou no fechamento de agências e demissão de funcionários, além das metas desumanas e o assédio na Caixa.
As demissões, pressão por metas e a sobrecarga de trabalho nos bancos privados também foram discutidos na reunião.
O Conselho decidiu ainda que a reunião de prestação de contas da Feebbase deve ser realizada até o fim de março, mesmo que de forma virtual.
Fonte: FEEB BA/SE