Por conta do cancelamento do convênio CAIXA/INSS/FUNCEF, os funcionários da Caixa ainda sofrem com a falta de informação e correm o risco de prejuízo salarial, falta injustificada ou abandono de emprego. O anuncio do fim do convênio foi feito em 6 de dezembro de 2019 e passou a valer em março de 2020.

Após a mudança, os benefícios para os ativos passaram a ser pagos diretamente pela rede bancária, mas os empregados não foram devidamente informados sobre o procedimento e por isso correm risco de perder os prazos bastante. Antes da mudança, o empregado entregava seu atestado diretamente na Caixa, e por meio do convênio realizava todo o trâmite burocrático junto ao INSS.

A alteração consta na versão 27 de 23/10/2020 do normativo RH 101. Contudo, devido a importância dessa mudança, outros canais de informação deveriam ter sido utilizados para a divulgação.

Por isso, todos os bancários devem estar atentos aos prazos estabelecidos. Os afastamentos de até 15 dias devem entregar o atestado até o 4º dia útil na própria unidade de lotação. Já os de duração maior que 16 dias devem ser comunicados na unidade de lotação e encaminhado o atestado diretamente para a GIPES digitalizado, por e-mail ou aplicativo, ou ainda via envelope lacrado e seguir o seguinte passo a passo, de acordo com o RH 101.

Fonte: FEEB BA/SE