Os funcionários do Banco do Brasil estão em alerta contra os ataques e tentativas de privatização da empresa. Após o apensamento do Projeto de Lei 461/2021, que inclui o BB no Programa Nacional de Desestatização ao PL 3091/2019, que trata de assunto correlato, sindicatos de todo o país receberam mensagens de alertas de bancários, denunciando a movimentação do projeto.

Os alertas mostram que os funcionários se preocupam com a situação do banco e estão vigilantes contra as manobras para sua privatização. Iso fortalece a atuação do movimento sindical, pois demonstra que a luta está valendo a pena.

Apensamento

O PL 461/2021, do deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) foi apensado ao PL 3091/2019, do deputado Danilo Cabral (PSB-PE), que tinha sido apensado ao PL 6490/1996, da deputada Angela Albino (PCdoB-SC), que já havia sido apensado ao PL 2728/1989, do Senado Federal.

Segundo as normas da Câmara dos Deputados, projetos mais recentes que tratem de uma mesma questão são apensados ao projeto mais antigo para tramitarem em conjunto. Caso um dos projetos já tenha sido aprovado pelo Senado, encabeçará a lista, tendo prioridade sobre os da Câmara. Quando há movimentação na tramitação, o relator analisa todos os projetos e dá um único parecer. Se usar partes de mais de um projeto, faz um substitutivo ao projeto original, mas ele também pode indicar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais.

As entidades sindicais estão acompanhando todas as movimentações de projetos de interesse do trabalhador no Congresso Nacional. A ajuda da categoria é sempre comemorada.

Fonte: FEEB BA/SE