Mais uma vitória importante da luta dos bancários. A Caixa lançou nesta terça-feira (18/5) o Canal de Apoio às Empregadas em Situação de Violência Doméstica e Família. Esta foi uma conquista do movimento sindical bancário, que insistiu com os bancos sobre a necessidade de atender as mulheres vítimas de violência.

O Acolhe, como foi batizado, oferece escuta qualificada e orientações sobre serviços e medidas de apoio às vítimas, com o sigilo das informações garantidos. O atendimento será realizado por empregadas treinadas, além de uma equipe multidisciplinar de profissionais credenciadas, como psicólogas e assistentes sociais, em parceria entre a Diretoria Executiva de Pessoas (DEPES) e a Ouvidoria (OUVID).

As empregadas receberão informações práticas para registro de denúncia, assistência jurídica, rede de serviços públicos de atendimento psicossocial, entre outros. Caso a equipe de acolhimento indique a necessidade de alguma medida de apoio, os gestores poderão ser informados, se houver o consentimento da empregada.

O serviço pode ser acionado pelo número (61) 3521-6188, e pelo aplicativo Sou CAIXA, na versão web. O canal telefônico funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h.

“Essa foi mais uma das conquistas históricas da categoria. É fundamental que as colegas vítimas de violência tenham um lugar seguro para procurar ajuda num momento tão difícil como este. Pena a Caixa ter demorado tanto para implantar este canal”, afirmou Fabiana Uehara Proscholdt, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/ Caixa), ao lembrar que foram muitas cobranças do movimento sindical neste período de mais de um ano.

Fonte: FEEB BA/SE