O aumento no número de contaminados e mortos pela covid-19 tem assustado os bancários. Por isso, os trabalhadores realizarão, na próxima quinta-feira (27/5), um Dia Nacional de Luta pela inclusão da categoria como essencial no Plano Nacional de Vacinação (PNI) e por vacina para todos.
A orientação é para os federações e sindicatos e todo o país organizem atividades para cobrar a inclusão da categoria como grupo essencial para a vacinação. O objetivo é mostrar que os trabalhadores dos bancos precisam ser vacinados, pois continuaram trabalhando mesmo nos piores momentos da pandemia. Serão realizadas distribuição de boletins, manifestações nas redes sociais e uso de carros de som.
Mortes
De acordo com o Boletim Emprego em Pauta do Dieese, tendo como base o número de desligamentos por morte de trabalhadores com carteira assinada, no primeiro trimestre de 2020 o número de mortes de bancários foi de 55. Esse número mantém pequenas variações ano a ano, mas no primeiro trimestre deste ano saltou para 152, crescimento de 176,4%.
As mortes de trabalhadores de todas as categorias seguem a mesma tendência e cresceu 71,6% na comparação entre os primeiros trimestres de 2020 e 2021. No entanto, chama a atenção o salto maior verificado na categoria bancária, uma das que estão no atendimento essencial à população durante a pandemia.
Fonte: FEEB BA/SE com informes da CONTRAF